Recebemos recentemente a solicitação de uma estudante do curso de estatística da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, que é diretora de marketing de uma empresa júnior de consultoria em estatística daquela universidade, sobre como promover melhor esta empresa e conquistar novos clientes. Resolvemos então levantar a situação real da empresa, fazer um diagnóstico e apresentar-lhe algumas sugestões de marketing. A empresa júnior funciona com 8 membros, que são consultores e diretores responsáveis pelas diversas áreas da organização. Após o levantamento de dados, ficamos sabendo que a situação da empresa em relação ao marketing era a seguinte: · possuíam poucos recursos financeiros para investir em marketing; · não tinham um banco de dados com o cadastro de todos os seus clientes de maneira organizada; · não possuíam cartão de visita personalizado e profissional para todos os membros da consultoria; · não desenvolveram um folder ou prospecto para apresentação da empresa junto ao mercado; · o site da empresa tinha sido criado recentemente; · não utilizavam nenhuma forma de telemarketing; · não dispunham de equipe de vendas; · dependiam exclusivamente da indicação de seus clientes anteriores para a realização de novos negócios; · a única forma de divulgação que a empresa estava realizando era a colocação de cartazes em vários locais da UFMG e de outras universidades; · não havia nenhum plano de marketing elaborado. A partir deste levantamento, e após uma avaliação geral, resolvemos sugerir o seguinte conjunto de ações, que seria o plano de marketing: 1- Fazer um estudo de mercado para conhecer melhor o funcionamento das empresas de consultoria em estatística, reunindo informações e experiências a partir de entrevistas com outros consultores, com professores da universidade, consultas através da internet etc.; 2- Fazer um cartão de visita profissional e personalizado para cada membro da diretoria; 3- Analisar o retorno de novos negócios realizados através da divulgação dos cartazes, e caso seja positiva, manter esta forma de divulgação e ampliá-la; 4- Definir que todos os membros da diretoria passem a ser também vendedores dos serviços da empresa, devendo envolver-se com o processo de captação de novos negócios, de acordo com a disponibilidade de cada um; 5- Implantar um trabalho de telemarketing, inclusive com um ou mais membros da diretoria, fazendo um rápido curso de telemarketing para utilizar melhor esta forma de contato juntos aos clientes; 6- Preparar um folder-mail para ser remetido aos antigos e futuros clientes, após contato telefônico; 7- Incluir no site um portfólio com a relação dos principais clientes atendidos e dos serviços mais relevantes realizados; 8- Levantar uma relação de clientes em potencial a serem contactados, baseado no perfil dos clientes já atendidos e outros clientes com perfis parecidos; 9- Realizar acordos de parcerias com consultorias que prestem serviços complementares ao de sua empresa, e também com algumas da mesma área que possam eventualmente necessitar de sub-contratar serviços da empresa júnior. 10- Contactar clientes antigos, através de e-mail, correspondência ou telefone, oferecer novos serviços, e sugerir que indiquem outros clientes para a empresa; 11- Criar um roteiro de todas as ações que forem definidas, como contatos periódicos por telefone e pessoalmente, remessa de e-mail, etc. e executar o roteiro de forma sistemática. Procuramos incluir neste conjunto de sugestões apenas ações práticas e fáceis de serem implantadas, principalmente levando-se em conta a pouca disponibilidade de tempo e recursos financeiros por parte dos membros da empresa júnior. Acreditamos que todas estas ações, se forem realmente implantadas, poderão resultar num significativo incremento de novos negócios para a empresa, tornando-a viável economicamente. Dúvidas e sugestões contate-nos no endereço abaixo.
Ari Lima Empresário, engenheiro, consultor e especialista em marketing e vendas Contato (031) 9918 1900 e-mail jari_limaj@yahoo.com.br http://groups.google.com.br/group/marketing-pessoal-brasil
terça-feira, 29 de abril de 2008
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